Primeira- Tokyo Marble Chocolate ganha prêmio de animação no Festival de Animação de Seol!
O OVA (Original Video Animation - Vídeo de Animação Original) da Production I.G Tokyo Marble Chocolate foi nomeado o vencedor da Categoria de Longa Metragem do 12º Festival de Animação Internacional de Seoul. Esta edição do festival, também conhecido como SICAF, aconteceu de 21 a 25 de maio. O SICAF é uma mostra internacional que acontece desde 1995 e uma das edições mais comentadas mundialmente foi a de 2003, na qual o artista húngaro Ferenc Cakó esteve presente.
Animação vencedora foi feita em comemoração aos 20 anos da BMG Japão e da Productions I.GO anime que venceu o concurso retrata a noite incomum de Natal de um casal e suas tentativas de encontrar um ao outro depois de terem se separado. Tokyo Marble Chocolate competiu contra Delgo (Estados Unidos), Príncipe Vladmir (Rússia), A Princesa do Sol (França) e RH+: O Vampiro de Sevilha (Espanha).
Tokyo Marble Chocolate foi a animação feita para comemorar o 20º aniversário tanto do estúdio quento da BMG do Japão e foi a estréia na direção de Naoyoshi Shiotani. O longa foi inspirado em duas músicas de artistas da BMG - SEAMO e Sukima Switch. A Production I.G descreve a trama como uma “pura história de amor, colorida e doce, e mesmo assim um pouquinho amarga, bem como um pedaço de chocolate”.
Embora a animação premiada tenha sido a única inscrição japonesa na competição, muitos outros animes e curtas foram apresentados. Freedom (Liberdade) de Shuhei Morita e Shuranosuke Zanmaken: Shikamamon no Otoko (A espada do Estrangeiro) de Masahiro Ando foram exibidos durante o programa de Inspiração da Ásia, que foca em diretores menos conhecidos, mas que mostram grande potencial. Além deles, também foram exibidos diversas animações experimentais em CG como “Lost Utopia” de Mirai Mizue, uma animação feita a mão de cinco minutos - com mais de 5000 quadros - sobre a história bíblica de Adão e Eva, Magnetic UFO - um novo curta do Studio 4°C dirigido por Shojiro Nishimi e Boneheads, uma co-producão entre o diretor japonês Hiroshi Chida e a Frederator Studios (da California, responsável pela animação de padrinhos Mágicos da Nickelodeon)
Vencedor: Tokyo Marble Chocolate
Productions I.G, Japão
Curta Metragem Profissional
Vencedor: The Pearce Sisters
Luis COOK - Aardman Animations, Inglaterra
Menção Honrosa: A Coffee Vending Machine and its Sword
Hyung-Yun CHANG - Now or Never, Coréia
Prêmio Especial do Júri: KJFG No. 5
Alexey ALEKSEEV - Studio Baestarts, Hungria
Escolha da Audiência: Madame Tutli-Putil
Chris LAVIS e Maciek SZCZERBOWSKI - National Film Board of Canada, Canada
Curta Metragem Amador (Gradução Universitária)
Vencedor: Red Rabbit
Egmont MAYER - Filmakademie Baden-Wuerttemberg Gmbh, Alemanha
Menção Honrosa: Milk Teeth
Tibor BANOCZKI - National Film and Television School, Inglaterra
Prêmio Especial do Júri: Descendants
Heiko VAN DER SCHERM - Filmakademie Baden-Wuerttemberg Gmbh, Alemanha
Filmes Comissionados e para a TV
Menção Honrosa: Ernst in Autumn
Jakob SCHUH, Michael SIEBER - Studio Soi GmbH & Co KG, Alemanha
Menção Honrosa: The Horrors ‘She is the New Thing’
Corin HARDY - Academy Films, Inglaterra
Prêmio Especial do Júri: Leon in Wintertime
Pierre-Luc GRANJAN, Pascal Le NOTRE - Folimage, França e Canadá
Prêmio Especial do Júri: Last Time in Clerkenwell
Alex BUDOVSKY, Estados Unidos
Animação de Internet
Menção Honrosa: Their Circumstances
Ji-Hyun AHN - Ji-Hyun AHN, Coréia e Estados Unidos
Escolha do Internauta: The charming but lonely Plantman
Mi Young KIM - Hongik University, Coréia
O portal japonês Oricon realizou neste mês uma pesquisa com 300 mulheres na adolescência e na faixa dos vinte anos (tanto colegiais, quanto universitárias e trabalhadoras), para descobrir qual mangá melhor discutia questões amorosas do ponto de vista feminino. Nana e Kimi ni Todoke foram os grandes destaques da enquete!
O mangá queridinho de meninas e mulheres do mundo todo, Nana, consagrou-se como o guia para relacionamentos amorosos. Sua vitória foi graças, segundo as leitoras, a sua diversidade de relacionamentos afetivos ilustrados, levando a reflexões e discussões sobre o assunto.
Kimi ni Todoke ficou com o segundo lugar por incentivar a iniciativa feminina nas relações, levando muitas mulheres a irem a luta estando solteiras, namorando ou casadas. Já o terceiro, quarto e quinto lugares ficaram para Hana Yori Dango, LoveCom e Tenshi Nanaka Janai, este último também de autoria de Ai Yazawa, criadora de Nana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário